O Dia Mundial da Energia e como economizar energia em casa

O Dia Mundial da Energia e como economizar energia em casa

Precisamos refletir sobre práticas sustentáveis que contribuam para um futuro mais saudável e seguro.

O Dia Mundial da Energia, comemorado no dia 29 de maio, é uma ótima oportunidade para falarmos sobre a importância de usar os recursos naturais de forma consciente e responsável.

Assim, a data reforça a necessidade de economizar energia e de adotar alternativas renováveis, já que o uso excessivo de fontes não renováveis (como os combustíveis fósseis) prejudica significativamente o meio ambiente.

Então, é uma oportunidade para refletir sobre práticas sustentáveis que podem contribuir para um futuro mais saudável e seguro. Por isso, hoje trouxemos algumas dicas interessantes sobre como economizar energia elétrica em casa. Vamos explorar juntos?

Substitua suas lâmpadas fluorescentes ou incandescentes por LED

As lâmpadas LED consomem até 80% menos energia e têm uma vida útil muito mais longa, reduzindo a necessidade de trocas frequentes.

Além disso, elas oferecem melhor qualidade de iluminação e são mais seguras, pois não aquecem tanto quanto as lâmpadas tradicionais.

Então, ao fazer essa mudança, você economiza na conta de luz e contribui para a preservação do meio ambiente.

>> Você também pode gostar de ler: Conta de luz no Brasil é a 2ª mais cara do mundo

Utilize sensores de presença e dimmers para controlar a intensidade da luz artificial

Nos cômodos que são pouco utilizados na sua casa, como corredores, halls e área externa, aproveite para instalar sensores de presença. Assim, eles desligam as lâmpadas automaticamente quando o espaço está vazio.

Outra opção eficaz é usar dimmers em alguns interruptores. O dimmer permite regular a intensidade da luz conforme a necessidade, reduzindo o consumo de energia.

Dessa forma, ao ajustar a luminosidade, você evita desperdícios e cria um ambiente mais confortável.

Use iluminação de mesa

A iluminação de mesa (ou iluminação de tarefa), utiliza um tipo de luz direcionada e focada, ideal para atividades específicas como leitura, estudo, trabalho e hobbies.

Portanto, ela ajuda a reduzir a necessidade de iluminar todo o ambiente, economizando energia.

Além disso, proporciona melhor visibilidade e conforto visual, reduzindo o cansaço dos olhos durante tarefas prolongadas.

Para isso, você pode apostar em luminárias de mesa ou de piso, de preferência com braços ajustáveis. Assim, você consegue direcionar a luz para onde ela é realmente necessária.

Tenha atenção com o chuveiro elétrico

Você já deve ter ouvido falar que o chuveiro elétrico é um dos maiores vilões da conta de luz.

Por isso, para economizar energia, tome banhos mais curtos, reduzindo o tempo de uso do chuveiro. Além de poupar energia, você também economiza água, um recurso essencial.

Outra dica é, ao invés do chuveiro elétrico, utilizar um chuveiro eletrônico, que consome menos energia por haver maior possibilidades de regulagem de temperatura da água.

Tire eletrodomésticos da tomada

Muitos aparelhos continuam consumindo energia mesmo quando estão desligados, um fenômeno conhecido como “consumo em standby”. Entretanto, esse consumo pode representar uma parcela significativa da sua conta de luz.

Então, desconectar itens como carregadores, televisores, micro-ondas e outros aparelhos eletrônicos ajuda a evitar esse gasto desnecessário.

Adotar essa prática simples reduz o consumo de energia e, além disso, contribui para a durabilidade dos eletrodomésticos, evitando desgastes desnecessários.

Use o ventilador para manter o ambiente climatizado

Ligue o ar-condicionado até alcançar a temperatura desejada e, em seguida, desligue-o, utilizando o ventilador para manter o ar frio circulando. Isso ajuda a preservar o resfriamento sem a necessidade de manter o ar-condicionado ligado o tempo todo, reduzindo o consumo de energia.

Além disso, os modelos modernos de ar-condicionado possuem funções como “smart” e “sleep”, que ajudam a manter a temperatura de forma eficiente. Assim, você garante um ambiente confortável e fresco, economizando na conta de luz e contribuindo para um uso mais sustentável da energia.

Faça uma revisão na parte elétrica da sua casa

Fios em bom estado são essenciais para uma boa distribuição de energia e evitam sobreaquecimento e curtos-circuitos, que podem danificar aparelhos e colocar você em risco.

Então, se você mora em um imóvel antigo, contrate um eletricista para vistoriar as fiações. Afinal, fiações antigas ou mal feitas aumentam o consumo de energia e podem comprometer a segurança. Fios inadequados apresentam maior resistência elétrica, desperdiçando energia em forma de calor.

Dessa forma, um profissional pode identificar e corrigir esses problemas, assegurando um consumo de energia mais eficiente e seguro.

Gostou de aprender mais sobre o assunto? Agora, aproveite e visite a Fortaleza Elétrica ou compre pelo WhatsApp e Televendas.

Encontre tudo para materiais elétricos, infraestrutura e iluminação, ideal para obras ou reformas com foco na economia de energia.

Aproveite as melhores soluções para sua casa!

 


 

A Fortaleza Elétrica atua desde 2017 fornecendo as melhores marcas e produtos dos segmentos de automação, infraestrutura, iluminação e materiais elétricos  com preços competitivos e a melhor experiência de atendimento. Venha conhecer nossa loja ou solicite seu orçamento pelos canais de vendas!

Siga nossas mídias sociais: FacebookInstagram e LinkedIn.

 

Compartilhe nas mídias sociais: